Reafirmando o conceito da Kolosh de proporcionar um caminho melhor às pessoas, “Por uma cidade com mais arte!” levará a visão criativa dos artistas gaúchos Nina Moraes, Jotapê, Celo Pax e Lidia Brancher às peças publicitárias da campanha primavera/verão 2014. Quatro obras autorais, desenvoldidas exclusivamente para a marca, traduzem o DNA da Kolosh, valorizando a tolerância, a alegria e a gentileza. Para aproximá-las ainda mais da realidade cotidiana, duas delas serão grafitadas em muros de uma importante capital brasileira, o que incentiva a disseminação da arte no dia a dia da coletividade.

Com os temas “Por uma cidade com mais gentileza” e “Por uma cidade mais feliz”, os painéis incentivarão a reflexão das pessoas sobre seu comportamento no mundo. 

A campanha, de âmbito nacional, conta com anúncios, comerciais de TV, vídeos para as redes sociais, materiais de PDV e ações de merchandising nos programas Esquadrão da Moda, Legendários e Esquenta.
Há mais de 30 anos, a cidade de Guaíba conta com o Curso Técnico em Celulose e Papel, uma realização do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, com apoio da Celulose Riograndense. Esse curso forma técnicos de nível médio, qualificados e capazes de atuar nos processos de produção de celulose e papel.

Nesse tempo todo, o curso cresceu e se consolidou muito pela comunicação “boca a boca” e pela qualidade do ensino. Porém, em 2010 essa disseminação voluntária não foi suficiente e houve uma queda na procura do curso. Os responsáveis sentiram, então, a necessidade de uma divulgação intensa sobre as inscrições e é aí que entra a ConjuntoSoul!

Aumentar o número de inscritos e, consequentemente, qualificar os alunos selecionados eram as metas. E para atingir esses objetivos, desenvolvemos a identidade visual do curso e construímos o conceito da campanha, valorizando o curso como profissionalizante. Tudo isso sempre destacando os diversos aspectos positivos: formação em 2 anos, o fato de ser gratuito, de contar com professores que atuam no mercado e que possuem experiência de anos, além da proximidade com uma grande fábrica.

A partir deste conceito, a campanha foi desdobrada em um planejamento de mídia, planejamento de redes sociais, assessoria de imprensa, e-mail marketing, folhetos e cartazes. Foram 6 anúncios nos três jornais de Guaíba, e-mail marketing disparado para mailing das escolas locais, centenas de folhetos e cartazes distribuídos em mais de 40 pontos com maior circulação de pessoas em Guaíba, releases divulgados nos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e a criação de uma página no site Facebook.

A assessoria de imprensa rendeu 4 matérias em sites e a veiculação ao vivo no programa RBS Cidade. A página no Facebook teve mais de 140 "curtidas" até o dia da inscrição, muita interação e permanece sendo atualizada. O resultado da campanha foi um aumento de quase 300% do número de inscritos desde sua última edição. Além do ganho em número, o curso estabeleceu sua identidade, ganhou força como curso profissionalizante e, pelo Facebook, se posicionou como um curso que valoriza, acima de tudo, a interação.
ProblemaAumentar o número de inscritos e qualificar o nível dos alunos no curso.
SoluçãoCriar campanha focando-se na ideia de ser profissionalizante e e possibilitar que os interessados no curso tenham acesso às informações em casa.
ResultadoComo maior resultado, o Curso de Celulose e Papel mantém forte o seu diálogo nas redes sociais e obteve um aumento superior a 200% no número de inscritos.
Curso Celulose e Papel
PRESS
Sempre desafiador cliente do núcleo de redes sociais da ConjuntoSoul, o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-escola do estado do Rio Grande do Sul) é respeitado por trabalhar há mais de 40 anos com o jovem gaúcho. O perfil de cliente que a agência conhece bem.

E por estar sempre por dentro das redes sociais, a agência usou toda a sua expertise para criar uma ação digital que fizesse o jovem comemorar um dia ainda pouco festejado. Essa ação foi denominada pelo setor de Inovação e Planejamento da agência como "o#DiaE", uma referência ao Dia Nacional do Estudante. A dúvida que pairava na cabeça dos criativos da agência era: como fazer esse #DiaE acontecer?

A solução foi fazer do dia uma promoção que oferecesse 12 horas de sorteios em redes sociais como Twitter e Facebook, popularizando ainda mais o CIEE-RS e tornando o #DiaE um termo de muita procura — para se ter uma noção da força causada pela ação, "#DiaE" foi "Trending topic Porto Alegre" (ou seja, um dos tópicos mais debatidos ou postados em um determinado momento na cidade). Sinal claro de um excelente resultado.

Todos os prêmios foram obtidos através de parcerias com marcas como Pizza Hut, Curso de Línguas Discovery, entre muitas outras, que disponibilizaram seus serviços para os sorteios a fim de ter suas marcas vinculadas à promoção.

A ação iniciou com a divulgação de teasers durante três dias. O resultado foi a participação de centenas de jovens nas promoções do Facebook e do Twitter, que receberam mais de 20 prêmios e aumentaram a popularidade da marca. Com o #DiaE, um passo importante foi dado para a empresa, já que o CIEE-RS se mostrou ainda mais antenado à linguagem do público jovem, sendo visto como uma empresa próxima e ainda mais beneficiadora dos estudantes.
ProblemaCriar uma ação diferente para o Dia Nacional do Estudante.
SoluçãoCriar um dia inteiro de promoção que oferecesse 12 horas de sorteios em redes sociais como Twitter e Facebook, popularizando ainda mais o CIEE-RS e tornando o #DiaE um termo de muita procura.
ResultadoAlém de ser apontada como um Trending Topic Porto Alegre, a promoção contou com a participação de centenas de jovens no Facebook e no Twitter, que receberam mais de 20 prêmios.
Dia do Estudante
DIGITAL
O Grupo Schincariol é tradicionalmente conhecido por suas marcas de cerveja. Além delas, a empresa possui em sua linha de produtos também águas, sucos e refrigerantes. Para aumentar o share e a exposição de marca destes, a empresa precisava criar uma estratégica de entrada nos estabelecimentos comerciais.

O grande desafio estava em desenvolver um projeto de baixo custo para o trade que inserisse e aumentasse a participação destes produtos, cativando os donos de pequenos a grandes estabelecimentos comerciais da Região Sul do país.

Assim surgiu o Clube do Cervejão. Um clube que teve como diferencial o impacto positivo para a inserção dos produtos e do baixo custo. Passado mais de 6 meses, o sucesso é total. A adesão dos estabelecimentos superou as expectativas iniciais projetadas. E, além de colocar os produtos dentro dos estabelecimentos, a ação agregou valor de forma simpática para a marca Schincariol e o seu portifólio de produtos.

Para aderir ao clube, a metodologia era simples: o dono do estabelecimento precisava adquirir mais de um produto da empresa. Assim, além de ganhar prêmios e benefícios, aumentaria em seu estabelecimento a diversidade na oferta de produtos da marca Schincariol.

O projeto agora entra em sua segunda fase com novas formas de premiação, manutenção dos associados e sustentação dos resultados. Com isso, imagina-se obter uma taxa de retorno ainda superior ao ano precedente. Expectativas que, de acordo com os resultados já alcançados, são bastante possíveis.
ProblemaProjeto de baixo custo para o trade que insira e aumente a participação de produtos como refigerantes, sucos e água.
SoluçãoA criação de um clube que premiasse a inserção de produtos de baixos custos.
ResultadoA adesão dos estabelecimentos no Clube do Cervejão superou as expectativas iniciais projetadas e virou um sucesso.
Empresa calçadista sediada na cidade de Três Coroas, a Killana começou a fazer parte da carta de clientes da agência em 2009, com uma proposta de trabalho clássica: criação de anúncios, de materiais internos e de feiras expositivas.

Porém, a partir de 2010 um novo rumo foi apontado para a marca quando a Killana adentrou as redes sociais. Antes de qualquer coisa, a criação da agência sabe que o design e a tecnologia de um calçado feminino têm que estar em sincronia com seu site e seu discurso – e que estes devem oferecer os mesmos. É por isso que a agência busca que seus clientes gerem mídias que se interliguem - Twitter, blogs, site - e o cruzamento dessas tecnologias vem se tornando algo comum entre as marcas, oferecendo um leque de interações para o consumidor de seus clientes.

A partir disso, a ConjuntoSoul fez da marca Killana, até então um pouco desconhecida, um sucesso no número de seguidoras no Twitter, graças à sua identificação com as consumidoras. Gerando conteúdo e trazendo informações relevantes sobre moda, sobre si mesma, realizando promoções periódicas de produtos e presenteando blogueiras e famosas que se relacionam com a marca. Tudo isso com muita empatia e carisma.

Já a conta de Twitter serviu para que fossem traçados novos nortes para as campanhas da marca. A moda é falar de cinema? A agência cria a Killana Première. As garotas têm se vestido como nos anos 70? Killana Disco. Há uma grande campanha para que a Miss Canoas ganhasse o Miss Rio Grande do Sul? Por que não convidá-la para estrelar a campanha?

Hoje, através da ferramenta Twitter, a Killana conta com interações diárias com a marca. Todas feitas de forma espontâneas, seja indicando um site ou um comentário de um calçado presente na página da empresa. Prova de que social media é uma realidade e hoje é uma grande estratégia quando falamos em marketing de relacionamento.

Como novos desafios, a agência busca refletir esse sucesso em outra rede social: o Facebook — mostrando-se sempre atenta às novidades.
ProblemaMostrar a marca em mídias menos tradicionais, colocando-a.
SoluçãoA inserção da Killana na rede social de informação instantânea, Twitter.
ResultadoSucesso com um bom número de seguidoras, que interagem diariamente com a marca.
O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) tem como maior objetivo encontrar para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

E a fim de ficar profundamente conectada com o seu público, a empresa investe agora no universo das redes sociais corporativas com o suporte e o método de trabalho da agência ConjuntoSoul. A empresa objetiva, com isso, ampliar o relacionamento entre os usuários que procuram a empresa e possibilitar que todos conheçam, cada vez mais, os serviços prestados pelo CIEE-RS, assim como sua filosofia de trabalho.

Para que a agência pudesse executar tal tarefa, contas das duas marcas foram criadas: CIEE-RS (@cieers) e Teatro CIEE (@teatro_cieers), espaço cultural administrado pela empresa na cidade de Porto Alegre. A ConjuntoSoul criou todo um conceito para a campanha de lançamento da rede, além da gestão de parcerias com benefícios gerados pela empresa. Para o teatro, ingressos são sorteados periodicamente, além da divulgação diária da programação e outras curiosidades em relação à cultura local.

As redes sociais que o trabalho engloba são Twitter, Facebook, Orkut e Tumblr.

Agora os objetivos são de expandir ainda mais, realizando promoções e integrando as redes para que o CIEE-RS e o Teatro CIEE possam alcançar ainda mais pessoas.
ProblemaFazer com que todos conheçam, cada vez mais, os serviços prestados pelo CIEE-RS, assim como sua filosofia de trabalho.
SoluçãoInvestir nas redes sociais: criando contas para as marcas CIEE-RS e Teatro CIEE.
ResultadoHoje os perfis do CIEE-RS contam com centenas de seguidores e têm uma grande interação.
A Celulose Riograndense faz parte da carteira de clientes desde 2009. Para a agência, o trabalho foi um grande e recompensador desafio. A empresa surgiu da compra da fábrica da Aracruz Celulose, situada na cidade de Guaíba, comprada pelo grupo chileno CMPC - um dos maiores fabricantes de celulose de fibra curta de eucalipto. O trabalho da agência foi desenvolver um campanha que apresentasse a marca ao povo gaúcho, desvinculando-a do antigo nome. Então, depois de uma pesquisa realizada pela agência, criou-se a campanha "Crescendo com os gaúchos", uma campanha publicitária que tinha em seu mote conceitual tudo que o povo gaúcho mais valoriza: crescença nos seus valores culturais, respeito às tradições, cuidado com a natureza e com sua terra, geração e cultivo de empregos, preocupação com a natureza, sustentabilidade. A campanha é composta por anúncios para jornais e revistas, spots e um filme, além de material de suporte interno.

E, por se tratar de uma empresa de atuação internacional que precisa manter sua comunicação alinhada junto a sua postura, atitude e sua rede de relacionamento, em 2011 a agência criou uma nova campanha para a Celulose Riograndense que traduzisse os compromissos da empresa. "Compromisso com o Rio Grande é a nossa marca". Compromisso em respeitar a população e o estado, onde apresentou as suas ações sustentáveis, seus programas sociais e suas fontes renováveis para o meio ambiente. A campanha é composta por anúncios para jornais e revistas, spots e materiais de suporte.

Em janeiro de 2011, a agência assumiu também a conta de endomarketing da Celulose Riograndense, atendendo a empresa numa gestão de comunicação completa: branding, propaganda, web, redes sociais e endomarketing.
ProblemaDesenvolver um campanha que apresente a Celulose Riograndense ao povo gaúcho, desvinculando a marca ao antigo nome.
SoluçãoCampanhas que encaminhem o nome e o conceito da marca ao conhecimento popular.
ResultadoHoje a agência atende a empresa numa gestão de comunicação completa: branding, propaganda, web, redes sociais e endomarketing.