Cases

abril.2016

Quando o conforto fala mais alto

Kolosh

No decorrer dos últimos 4 anos, ajudamos a transformar a Kolosh em um fenômeno de vendas através de muito trabalho criativo, de uma boa gestão de conteúdo e informação transmedia. Integramos pessoas, ideias, inovação, conhecimento, adicionamos uma pitada de diversão, misturamos com amor, fazendo com que a marca alcançasse números muito bacanas ;). Orientamos a marca a defender a bandeira de “Compartilhar um caminho melhor com as pessoas”. Esse insight guia nossa comunicação até aqui: Desafio 24barra7. Logo no início deste ano, demos um passo importante para a consolidação do nosso mote norteador. Então nasceu o Desafio 24barra7, erguendo a bandeira do conforto sem limites. Como primeiro ato do Projeto, criamos um manifesto, convidando nossas consumidoras e fãs a assinarem, dando autonomia e força para o direito ao conforto feminino. A blogueira e youtuber Jessica Belcost está com a Kolosh nessa. A influenciadora gravou um vídeo onde dá dicas de looks somente usando tênis, assim, as desculpas automáticas sobre dress code caíram todas por água. Ah, e ouvimos dizer que novos modelos estão chegando, abraçando novos starts de consumo e ampliando o alcance do conforto a novos cenários! Tá, mas como se manter competitiva, mesmo em um cenário de instabilidade econômica? Nosso trabalho integrado, realizado por diversas mãos e um punhado de ótimas ideias respondem bem. Aqui, trabalhamos e comemoramos resultados em conjunto.
março.2016

Evoluir sempre é possível

Celulose Riograndense

Em 2009, a planta industrial de Guaíba da Aracruz foi vendida para o grupo chileno CMPC. E, a partir desse momento, iniciamos o trabalho de construção de uma nova e importante marca na vida de todos os gaúchos, a Celulose Riograndense. Lá no início, quando a comunidade não entendia muito bem as mudanças, colocamos nosso time na rua e arregaçamos as mangas. Era hora de trabalhar e, principalmente, transformar a Celulose Riograndense em referência no estado. Nosso desafio foi apresentar a marca, desvinculando-a do antigo nome. Ouvir as pessoas, saber sua opinião e entender sua cultura fez parte de nosso projeto de branding para a Celulose (somos tão de casa que falamos só Celulose, fique à vontade também). Desde o primeiro movimento, coordenamos pesquisas quantitativas e qualitativas, que nos ajudaram a nortear o processo de posicionamento de marca que iniciou com o slogan "Crescendo com os gaúchos". Assim como a essência da Celulose, o tom de comunicação utilizado também foi baseado naquilo que a população mais se importa, quando falamos sobre empresas que se instalam no RS: respeito à cultura e tradição, cuidado com a natureza, geração de empregos e sustentabilidade. As ações sociais não poderiam ficar de fora e a Conjunto colabora para que todos os anos, através do Projeto Educação, mais de 200 mil cadernos escolares e 1 milhão e 500 mil folhas de papel em formato A4 (21cm x 29,7cm) sejam distribuídos para todos os alunos matriculados na rede pública de ensino de 57 municípios que formam a base florestal da empresa. Em 2011, criamos uma nova campanha que reafirmava o compromisso dos acionistas com a comunidade. "Compromisso com o Rio Grande é a nossa marca”, marcou uma fase em que a empresa anunciou a sua ampliação, intitulado como o maior investimento privado do Estado até então. Nela, foram apresentadas as suas ações sustentáveis, seus programas sociais e suas fontes renováveis para o meio ambiente. Sabe o que é melhor? Após o sucesso do início das operações da Guaíba2, em 2015, a Celulose entra em uma nova fase: mostrando que evoluir sempre é possível.
agosto.2015

Nosso Outro Banco

Banco Renner

Oferecer o melhor e ser transparente com seus clientes sempre fez parte da história do Banco Renner. Desde o início, isso criou laços fortes entre o banco e seus investidores, o que acabou fazendo parte dos mais de 30 anos de história consolidada no Rio Grande do Sul e, atualmente, em muitos outros Estados. Quando nos tornamos responsáveis pela sua comunicação, usamos essa transparência para nortear nosso pensamento e optamos por criar um slogan honesto e direto: Seu Outro Banco. Buscamos, com ele, reforçar o atributo complementar que um banco de investimento e de crédito pode ocupar na vida dos consumidores. O mote da campanha que criamos foi “Um banco que subtrai você já tem. Que tal experimentar um que soma?“. Com isso, a ideia foi deixar clara a relação de benefícios que os atuais e futuros clientes do Banco Renner têm. Então, trabalhamos em conjunto e desenvolvemos dois filmes para TV, sendo um institucional e o outro do produto CDB, e também por ações em mídias sociais, e-mail marketing e google ads, unificando a comunicação on-line e off-line. Aqui, trabalhamos em conjunto.
janeiro.2015

Kolosh e o ano de ouro

Kolosh

Kolosh, desde 2012, faz parte da nossa carteira de clientes. Neste período de três anos, ajudamos a transformar a Kolosh num fenômeno de vendas através de um trabalho completo (o que alguns chamariam de on/off), através da gestão de conteúdo e informação transmedia. De que forma? Pensando em conjunto. 

Integramos pessoas, ideias, inovação, conhecimento, adicionamos uma pitada de diversão, misturamos com amor e fizemos com que a marca finalizasse 2014 com números muito bacanas (mas isso é assunto para depois). Orientamos a marca a defender a bandeira de “Compartilhar um caminho melhor com as pessoas”. A partir desse momento, além de posicionamento, a marca possuía algo ainda mais importante: uma causa. Este movimento foi tão importante para a construção da Kolosh que é algo que nos inspira até hoje a ir mais longe, definindo o “porquê” da marca existir. 

Frente ao cenário de grandes turbulências econômicas, políticas, culturais e sociais, a Kolosh incentivou as pessoas a redescobrirem o valor de ir às ruas e serem mais felizes. Além disso, a marca transformou publicidade em arte urbana. 

Foram mais de dez obras autorais, desenvolvidas exclusivamente para Kolosh, que traduziram o DNA da marca e aproximaram-na do cotidiano do público-alvo. Não só atingir, mas interagir, integrar, conversar.  

Se tem uma coisa que, assim como nós, a Kolosh também gosta de fazer, é conversar, dividir o guarda-chuva naqueles dias em que saímos de casa despreparados, trocar sorrisos, cuidar do meio ambiente e pensar no futuro do planeta. Assim, foi criado o projeto Have a Nice Way, para sustentar o nosso discurso. 

Entendemos que é preciso criar um fluxo de comunicação de marca no percurso das pessoas. Se elas andarem de ônibus, assistirem televisão, acessarem as redes sociais ou forem passear pelo shopping, a Kolosh estará por lá, numa narrativa transmidiática. Afinal, tudo inicia nas mãos e termina nos pés de quem nos motiva a pensar em mais e mais formas de melhorar o caminho de todos. 

A consequência dessa relação de confiança é consolidado nos resultados mercadológicos da Kolosh: a marca teve o melhor ano em faturamento de sua história. O que transformou 2014 no ano de ouro da marca. E isso foi resultado de um trabalho integrado, realizado a diversas mãos. 

Aqui, trabalhamos e comemoramos em conjunto.
janeiro.2015

Carreira de futuro

CIEE-RS

Colocar em prática tudo que se aprende com a teoria. Essa é a essência do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul, para os amigos, apenas CIEE-RS. Por lá, lida-se, diariamente, com uma galera que tem muita vontade de transformar o mundo (assim como nós). 

Quando assumimos o gerenciamento da imagem no ambiente online em 2011, a web já apresentava números muito impactantes, e percebia-se, que a tendência era de uma nova cultura que incluísse celulares, tablets, notebooks, computadores, smartphones e toda a tecnologia. Nossa busca era a transformação do mundo digital do CIEE-RS. 

Para ficar conectado diretamente com o seu público, o CIEE-RS percebeu que era a hora de investir nas redes sociais corporativas. Aqui na Conjunto, temos um método próprio de trabalhar o ambiente digital e, aliado a todo o suporte, auxiliamos no relacionamento com os usuários que procuram a empresa, além de possibilitar o acesso aos serviços do CIEE-RS e à sua filosofia de trabalho. Como nós já entendíamos do assunto há um bom tempo e tínhamos muitos cases de sucesso, posicionamos a marca de uma forma muito bacana e de fácil acesso. 

Contas das duas marcas foram criadas no Twitter: CIEE-RS (@cieers) e Teatro CIEE (@teatro_cieers), um espaço cultural administrado pela empresa, na cidade de Porto Alegre. Além do gerenciamento do Facebook (fb.com/cieers.org), que já conta com mais de 115 mil pessoas conectadas. 

Em outras palavras, criamos um conceito para a campanha de lançamento da rede, além da gestão de parcerias com benefícios gerados pela empresa. No caso do teatro, rolaram sorteios de ingressos e divulgação diária da programação, além de curiosidades culturais. 

O objetivo continua sendo o mesmo até hoje: transformar o mundo digital do CIEE-RS num verdadeiro ambiente de participação e interação, envolvendo estudantes, universidades, empresas, sociedade e, claro, nós.  

Aqui, trabalhamos em conjunto.
janeiro.2015

O papel da satisfação

Celulose Riograndense

O legal das mudanças é quando elas se consolidam em histórias de melhorias. Com a Celulose Riograndense também foi assim. Aliás, talvez algumas pessoas a tenham conhecido como Aracruz, outras gerações por Borregaard, mas desde 2009, quando o grupo chileno CMPC - um dos maiores fabricantes de celulose de fibra curta de eucalipto – assumiu o comando da fábrica, ela tornou-se apenas Celulose Riograndense.

Há mais de 30 anos, na cidade de Guaíba, acontece o Curso Técnico em Celulose e Papel, realizado pelo Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, com apoio da Celulose Riograndense. Aquele bom e velho “boca a boca”, que em uma linguagem mais publicitária é chamado de “buzz marketing”, fez o curso crescer muito nesse tempo todo. A ideia sempre foi simples, mas importante: formar técnicos de nível médio, qualificados e capazes para atuar nos processos de produção de celulose e papel, engajando a comunidade local e transformando aprendizado em possibilidade de emprego. Legal, né?

Em 2010, apesar disso, houve uma queda na procura pelo curso, talvez influenciada pela mudança na empresa. Às vezes, o novo intimida. E foi aí que nós entramos no jogo para mostrar que a qualidade das atividades se manteria, no mínimo, a mesma. E, para isso, era preciso divulgar as inscrições de forma mais intensa.

A Celulose Riograndense desejava aumentar o número de inscritos e dar um “up” na qualificação dos alunos selecionados. Nós desenvolvemos a identidade visual do curso e bolamos um conceito bem legal para a campanha, dando ênfase no fato do curso ser profissionalizante. Quisemos destacar que é um curso com formação em 2 anos, gratuito, com professores que atuam do mercado há anos, além da proximidade com uma grande fábrica.

A nossa satisfação não parou por aí. Fizemos, também, planejamento de mídia e de redes sociais, assessoria de imprensa, e-mail marketing, folhetos e cartazes, além da criação de uma página no Facebook. 

E sabe por que ficamos felizes? Os resultados foram os melhores! Um aumento de quase 300% do número de inscritos, desde sua última edição. Além de ganhar notoriedade e força como um curso profissionalizante, ainda ficou famoso por ser um curso que valoriza a interação do pessoal. 

Aqui, trabalhamos em conjunto.
janeiro.2015

Um dia para a galera

CIEE-RS

Sempre desafiador cliente do núcleo de redes sociais da Conjunto, o CIEE-RS (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul) é respeitado por trabalhar há mais de 40 anos com o jovem gaúcho. O perfil de cliente que a agência conhece bem. 

E por estar sempre por dentro das redes sociais, fomos além para criar uma ação digital que fizesse o jovem comemorar um dia ainda pouco festejado. Até porque, todo estudante curte um momento de descontração e boas risadas.

Apresentamos "o#DiaE", uma referência ao Dia Nacional do Estudante. A dúvida que pairava na cabeça dos criativos da agência era: como fazer esse #DiaE acontecer? 

A solução foi fazer do dia uma promoção que oferecesse 12 horas de sorteios em redes sociais como Twitter e Facebook, popularizando ainda mais o CIEE-RS e tornando o #DiaE um termo de muita procura.

Todos os prêmios foram obtidos através de parcerias com marcas como Pizza Hut, Curso de Línguas Discovery, entre muitas outras, que disponibilizaram seus serviços para os sorteios, a fim de ter suas marcas vinculadas à promoção. 

Se deu certo? Acreditamos que sim! "#DiaE" foi "Trending topic Porto Alegre" (ou seja, um dos tópicos mais debatidos ou postados em um determinado momento na cidade). Além da participação de centenas de jovens nas promoções do Facebook e do Twitter, que receberam mais de 20 prêmios e aumentaram a popularidade da marca.

Com o #DiaE, um passo importante foi dado pela empresa: compreender e visualizar a conversão do digital para o real. Nosso papel: fomentar cada vez mais ideias e gerenciar todas as demandas do projeto.

Resultado: sorrisos e reconhecimento de todos, num dia de comemoração daqueles que tem muito o que fazer por nós e pelo CIEE-RS: os estudantes!

Aqui, trabalhamos em conjunto.